segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Despedida ao Botafogo


Em reunião nesta segunda-feira à noite, foi rescindido meu contrato com o Botafago. Deixam  também o  cargo do clube meu auxiliar Gerson Sodré e o preparador físico Lino Fachini. Comandei a equipe durante 30 jogos. Sinto pelo trabalho interrompido, pois tenho certeza que chegaríamos aos títulos, pois estavamos fazendo um bom trabalho.Tivemos a infelicidade de uma derrota como aquela de ontem., mas conversei muito com os jogadores hoje, e faríamos muitas mudanças para concertar os erros cometidos pelo elenco.
A interrupção do trabalho é sempre muito ruim para o time, mas a responsabilidade sempre recai somente à comissão técnica, o que é uma inverdade.Mas agradeço à todos que sempre me apoiaram, e as inúmeras mensagens que estou recebendo de agradecimento, sentimentos pela minha saída  e reconhecimento pelo meu trabalho. Faço também um agradecimento especial à todos os jogadores, que lutaram junto a nós, e entristeceram com o comunicado.Obrigado à diretoria pela oportunidade me dada no ano passado e desejo o melhor ao Botafogo.
Um grande abraço Estevam Soares

99 comentários:

  1. Infelizmente o jogo de ontem teve um desfecho ruim, incluindo a sua demissão. Eu, como torcedora botafoguense lamento muito por isso pois vc é um ótimo técnico e merecia uma outra oportunidade pq vc conhece nossos jogadores e assim poderia acertar onde até então estariam falhando. Isso não foi possível!
    O que nos resta é desejar sucesso onde vc esteja.

    ResponderExcluir
  2. Você não merecia isso Estevam. Sempre gostei do seu trabalho, e demitir você não irá resolver o problema. Só me resta a desejar a você sorte em seu novo clube, porque você merece!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite !!!
    Me chamo Guilherme Manhães e tenho 26 anos e sou torcedor do botafogo. Não conhecia o seu blog e confesso que fiquei emocionado e muito triste pela sua saída do clube, era notório que o trabalho vinha sendo feito da melhor forma possivel.
    Te desejo toda sorte do mundo, você é um vencedor.
    Guilherme Manhães.

    ResponderExcluir
  4. Eu como Botafoguense peço desculpas á vc pela atitude emocional tomada pelo clube , vc é um grande técnico , e fará com certeza um excelente trabalho onde estiver , infelizmente no futebol o culpado é sempre o técnico , parabéns pelo seu trabalho e obrigado pelo que fez !!!

    ResponderExcluir
  5. Estevam, sinto pela sua demissão e espero que vc tenha boa sorte em seu próximo clube. Acho que o problema do Botafogo é muito mais sério, a começar pelos dirigentes. Fizeram o mais fácil e conveniente, como covardes. Acho que você errou ao escalar Wellington, Alessandro, Eduardo, Fael e Lúcio Flávio, mas não se pode ser muito crítico quando o elenco é tão fraco como o do Botafogo. Como eu disse antes, boa sorte e seja feliz. SA.

    ResponderExcluir
  6. Valeu mesmo Estevam. Você fez um bom trabalho aqui no botafogo, nos tirou da segundona.
    E eu espero, sinceramente, que você possa se dar muito bem onde você estiver [Só não vá pro flamengo. rs]. Um abraço ! Renata :)

    ResponderExcluir
  7. Estevam, obrigado por tudo que fez pelo Botafogo!
    Sei que deu o seu melhor.
    Infelizmente você não teve um time pra conquistar títulos!
    Torço para que tenga sucesso em sua carreira, pois é um cara honesto, digno e trabalhador.
    Espero que você volte a trabalhar no Botafogo!
    Um abraço!
    Iatha Anderson!

    ResponderExcluir
  8. Todo um trabalho foi julgado em 90 minutos... Sem palavras pra tamanha decepção com a diretoria do Bota...E muito obrigada por nos livrar da 2ª divisão. Isso sim, seria uma catástrofe pra todos q AMAM o Botafogo! Valeu por tudo Professor!

    ResponderExcluir
  9. Sinto muito, Estevam! Achei que foram muito duro com você. Você merecia uma segunda chance. E quem perde mais somos nós, pois o time não pode perder o técnico. Agora será mais difícil com alguém novo, até rolar entrosamento e tudo mais. Boa sorte no seu trabalho! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. lamento sua demissão Estevam a diretoria se deixou levar pela emoção cometendo essa injustiça.

    ResponderExcluir
  11. Caro téc. Estevam Soares. Lamento receber essa notícia e agradeço desde já pelo trabalho feito pelo meu time de coração. Acredito no seu potencial com técnico e sei que a culpa não é sua pelo resultado contra o Vasco, ontem à noite. Sei que, qualquer quer que seja o time que estiver no comando, você será vitorioso. Tudo de bom e muito obrigado!

    Igor Barbosa.

    OBS.: Se puder me responder, esse é o meu e-mail: igor.barbosajpa@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Sinto muito mesmo, não sabe como estou triste.
    Também achei que com vc montando o time, nós poderiamos sonhar com titulos.
    E sei que a derrota vergonhosa do jogo de ontem acontece, é foda de aturar a zuação na rua, mais no futebol tudo acontece e achei que esse susto ia servir pra acordar vocês.
    Essa diretoria do botafogo é uma vergonha mesmo, tinham que ter deixado rolar até o jogo contra o tigres, mais enfim...eles fazem o que querem com o Botafogo e pra eles o futebol é visto como negocio.
    è burrice demitir um treinador no 3° jogo da temporada,até pq quem montou o time foi você e agora vai vir outro e a bagunça continua e vai ser mais um ano de sofrimento. A cada dia que passa meu ódio aumenta por essa diretoria idiota.
    Os tecnicos sempre levam a pior.

    Obs: Um dia viro presidente do Botafogo e acabo com essa bagunça. rsrs..
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. obrigado pelo esforço que você teve com o Botafogo, esforço esse reconhecido por todos nós alvinegros, disse certo, interromper o trabalho será muito ruim para o time, ontem foi um jogo com erro de entrosamento pela parte do time não acho que deveria recair para você essa responsabilidade, admirei seu trabalho no botafogo.
    obrigado por tudo que foi feito !
    ass: Luan ! http://twitter.com/Luan_Dias

    ResponderExcluir
  14. Eu acreditava no seu trabalho. Técnico não faz milagre e no Botafogo mal temos zagueiros que prestem então jogando com 1 a menos ainda...
    A diretoria poderia ter esperado um pouco mais pelo menos...

    ResponderExcluir
  15. agradeço a tudo o que VocÊ fez pro bota... abraço

    ResponderExcluir
  16. Valeu Estevam, boa sorte no seu proximo clube, e que um dia voce possa voltar e ganhar titulos em General Severiano

    ResponderExcluir
  17. Estevam, valeu pelo trabalho. Eu acreditava muito!
    Mas aconteceu. Quem eh competente sempre terah oportunidades!

    ResponderExcluir
  18. Mauricio Assumpção e sua corja de amadores não param de fazer besteiras. A diretoria está perdida, mas comissão técnica vinha fazendo seu trabalho.Pior para o Botafogo.
    Boa sorte Botafogo!

    ResponderExcluir
  19. Realmente lamento, Estevam. Sou torcedor do Botafogo e fiquei chateado com essa decisão.

    TENHO CERTEZA que vc e sua comissão técnica iriam reverter esse momento. Percebo pela TV, reportagens, etc, que além de ser bom técnicamente, vc tb tem a capacidade de motivar, de arrancar o melhor dos atletas.

    Enfim, eu acredito que o time ia superar isso e, com o entrosamento (que o Vasco já tinha desde o ano passado) que iria surgir teríamos uma boa equipe.

    Um abraço e que Deus te conduza.

    Leonardo Davi Santana

    leonardodavi.santana@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Você estava fazendo um bom trabalho professor, apesar de discordar de certas insistências sobre alguns posicionamentos no campo! O time tem que pegar ritmo e engrenar, falta tempo para entrosamento, acho que foi um pouco precipitada sua demissão, acho que deveriam ter esperado até o fim do primeiro turno do carioca. Mais te desejo sucesso, você é um bom profissional, como um bom alvinegro apaixonado pelo meu time, agradeço a você em nome da massa botafoguense! Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Oi Estevam, boa noite.
    Também fui pego de surpresa com essa notícia. Sei que a culpa pela derrota de ontem não foi sua. Confiava no seu trabalho e tenho a certeza que você deu o seu melhor pelo clube. Também acredito que ontem foi acidente de percurso e estão tirando os méritos do time do Vasco, que soube neutralizar totalmente o time do Botafogo. Desejo todo o sucesso do mundo para você. Um grande abraço. Fabiano.

    ResponderExcluir
  22. Eu particulamente admiro muito seu trabalho! Desejo sorte para você e que tenha muito sucesso, e quem sabe um dia não volte para o nosso glorioso ! Adoro sua personalidade como técnico força e sabedoria nessa trajetoria !

    ResponderExcluir
  23. Eu sou botafoguense e achei a atitude da diretoria muito equivocada.

    Você estava ainda em início de trabalho, com vários jogadores novos (vários de qualidade duvidosa), não dá para ter resultados imediatos. Tudo bem que uma goleada dessas é revoltante, mas acontece no futebol, insucessos acontecem na vida de qualquer profissional e qualquer empresa, o que é importante nestas horas, é levantar a cabeça e seguir em frente mais forte do que antes, porém infelizmente não foi assim que foi pensado no Botafogo, lamentavelmente.

    Eu ainda confio muito no seu trabalho e tenho certeza que ainda fará muito sucesso no nosso futebol. Deus queira que o próximo clube que você for trabalhar, os dirigentes sejam um pouco mais paciêntes e tenham mais conhecimento do que é o futebol, do que é a vida.

    Um abraço Estevam e boa sorte na sua nova caminhada.

    ResponderExcluir
  24. Pois é Estevam vida que segue. Não achei correto a atitude da diretoria. A culpa não eh sua, só posso desejar a você uma bela carreira e sorte no seu proximo clube. Quem acaba sofrendo somos nós os torcedores que amamos o Botafogo Futebol e Regatas mais do que tudo no mundo. O que nós sentimos é Amor ao glorioso e não ao dinheiro.
    Abraços de uma torcedora decepcionada mas APAIXONADA!

    ResponderExcluir
  25. A Diretoria do botafogo é incompetente, assim como todos os seus jogadores deveria pedir tb para sair........

    ResponderExcluir
  26. Valeu Estevam você merece muito mais, Deus é contigo sempre!

    ResponderExcluir
  27. Infelizmente foi assim.
    Gostaria que ficasse no cargo de treinador do Botafogo por que sei que o trabalho era serio.
    Entendemos a situação da diretoria,que pressionada pelo resultado e temerosa de que a temporada 2010 fosse igual a de 2009 resolveu tomar essa atitude.
    Mauricio podia ter dado um pouco mais de tempo.
    Vamos que vamos...
    O time e a torcida do Botafogo estão com vontade de titulos mas também estamos com vontade de futebol serio...marca Botafogo seria...e ser reconhecido nacional e internacional pela estrutura.
    Só pra deixar registrado...é uma sacanagem com todo mundo falar que vai manter o cara no cargo e depois demitir.
    Andre Silva ta de palhaçada.
    felicidades Estevam.
    Saudações alvinegras.

    ResponderExcluir
  28. Caro Estevam,
    Estou muito decepicionado com a sua saída do Botafogo.
    É um bom treinador e não merecia...
    Estava torcendo muito por você no Fogão...
    Desejo muita sorte a você e espero que não desconte no Fogão futuramente...
    Será que os jogadores fizeram "corpo mole"?
    Vç é um cara que exige e impõe atitude e esse jogadores não gostam muito...
    Quero que saiba que não é toda a torcida que apóia sua saída, e esses caras sempre culpam o técnico...
    Cadê o meio campo que lhe prometeram?
    Obrigado e Boa Sorte!
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  29. O futebol é assim. Obrigado por nos livrar do rebaixamento ano passado. Que você tenha muito sucesso em seu futuro clube!! Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Vc eo jobsom foram os grandes responsaveis pelo botafogo na serie A deste ano infelizmente aconteceu aquela fatalidade de ontem, sou alvinegro de coração e gostei muito do teu trabalho no clube, a diretoria continua errando em jogar a culpa nas costas do treinador, mas os verdadeiros culpados são os jogadores, ñ todos mais especificamente 4 deles, muito obg por tudo e boa sorte no proximo clube ass: Thiago vilhena

    ResponderExcluir
  31. caro Estevam, lhe desejo boa sorte em sua jornada e agradeço pelo profissionalismo apresentado no nosso Botafogo!! Vc merece sucesso em sua jornada! Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  32. Sou botafoguense fanático, e realmente fiquei muito triste com a derrota de ontem, mas acho que o seu trabalho merecia ter continuidade, até porque não acho correto trocar de técnico no meio do campeonato estadual.Bem.. boa sorte

    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Estavam, obrigado pelo trabalho no Fogão também fui pego de surpressa quando vi o anuncio de sua demissão,entristecido com o resultado de ontem, mas, confiante no time mais glorioso do mundo. sinto por sua saída e realmente confiava em seu trabalho e de sua comissão, o futebol é assim(que pena), mais torço por seu sucesso e quem sabe num futuro bem mais promissor que esse possamos nos encontrar denovo juntos no mesmo objetivo(ver o BOTAFOGO ganhando titulos)abraços

    ResponderExcluir
  34. Po estevam, é uma pena, eu sempre confiei no seu trabalho

    gosto de vc cara como tecnico
    tomara que um dia possa voltar ao botafogo

    vlw estevam abração

    ResponderExcluir
  35. Confesso que fiquei surpreendido tanto com o resultado do jogo como com a sua demissão. Como botafoguense que sou, sofri muito com a derrota de ontem, mas fiquei tão triste com a derrota quanto com a sua saída, pois pra mim você demonstrou ser um profissional que se dedica muito ao que faz... Ao que ama... Lamento muitíssimo a sua saída. Que tenha sucesso em sua carreira. Um grande abraço. Régis Sousa - Niterói-RJ.

    ResponderExcluir
  36. Boa sorte para voce Estevam, que voce faça o mesmo sucesso no seu futuro clube.. sei que voce nao pode falar, mas me pareceu que o Botafogo jogou de "sacanagem" (obs: sou torcedor do Flamengo, mas amo futebol).. e po se voce conhecer alguem pra me ajudar, eu sou jogador jr, mas fui sacaneado no meu ex-clube São Cristóvão, chegou uma parceria la com o time de Miguel Couto e eles mandaram todos embora, inclusive eu. e eu preciso de uma chance, sou zagueiro.. se puder me ajude Estevam. Como sei que voce é ocupadissimo, eu acho que de repente voce nao teria tempo para olhar meu blog e conta minha historia no futebol, nos primeiros posts

    http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/ (meu blog)
    meu e-mail.. vini_gol@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. demitir o treinador é muito fácil, queria ver mesmo era demitir aquele bando de ameba que a diretoria chama de time... todos nós sabemos que nem o melhor técnico do mundo conseguiria fazer milagre com Lúcio F, Alessandro, Fahel e Eduardo... boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  38. Estevam! É uma pena que as coisas tenham terminado desse jeito. Apenas 3 jogos, sendo que foram 2 vitórias, tenho certeza q vc acabaria encontrando a melhor formação. Achei essa decisão erronea, mas te desejo toda sorte do mundo q tudo de certo pra ti! Espero que voltes ao Botafogo um dia!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  39. Estevam boa noite, me chamo Erik e escultei o jogo pela internet e acompanhei lances pelos vídeos. O que ví e ouvi, foi um time sem vegonha na cara, um time que parecia que queria ver o seu tombo. Por que esperaram você ir embora e lhe chamar depois para demitilo, é um clássico ato de trairagem, os jogadores uns outros enteressados pediram a sua demissão!!!
    Fico triste, pois depois de Paulo Autuóri nunca tinha visto no comando do fogão um técnico com uma seriedade e uma pegada diferente dos demais... você estava encomodando alguem e conseguiram te derrubar. Lamento, Deus te dará algo melhor, pode ter certeza!!!
    Um abraço e obrigado!
    erikrepre@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Estevam sou Botafoguense de coração, estava ontem lá no estádio vi aquela derrota toda, odiei tudo que vi ontem .. mais nunca deixei de admira-lo gosto muito do seu trabalho e quero ve-lo outra vez no comando do meu FOGÃO .. é isso ai amigo bola pra frente e BOA SORTE e vê se não ganha o Botafogo heim kkkk .. Vê se volta pro Botafogo a casa é sua !!!

    POR AMOR AO BOTAFOGO

    ResponderExcluir
  41. Estevam, achei precipitada sua demissão e a diretoria ta realmente afundando o botafogo, todo mundo que viu o jogo sabe que a culpa não foi sua, o time parecia que queria que você saísse, tudo bem que você exagerou em escalar Fahel e Alessandro, mas 95% da culpa da tragédia de ontem foi do time

    Boa sorte na sua carreira e sucesso, quem sabe um dia você não volta, depois dessa corja de ladrões sair do botafogo

    ResponderExcluir
  42. Estevam, sou tricolor, mas venho manifestar aqui meus votos de continuidade de sucesso em sua carreira. A demissão de hoje foi um ato infantil, desnecessário, prematuro e irresponsável, pois impede uma continuidade em um grupo com trabalho recém retomado e, convenhamos, com jogadores de péssima qualidade técnica. A culpa não é sua, jamais foi. Torço por você, pelo profissional sério que é, esperando que encontre um clube profissional o bastante para acolher a sua enorme capacidade.
    Deus lhe guarda algo muito maior, pode ter certeza.
    Grande abraço
    Claudio Freitas

    ResponderExcluir
  43. DIRETORIA COVARDE, REPLETA DE AMADORES!!!
    DEMITIRAM O TREINADOR CLARAMENTE PORQUE ELE IA FAZER MUDANÇAS NO TIME, E POR NO BANCO OS LIXOS QUE VCS CHAMAM DE JOGADORES, COMO FAHEL, EDUARDO, ALESSANDRO, LUCIO BARBIE FLAVIO

    OS EMPRESÁRIOS MANDAM NO BOTAFOGO!

    ResponderExcluir
  44. Sou botafoguense e mais uma vez percebe-se que o clube esta sem rumo. Demitir o tecnico não vai resolver o problema de falta de jogadores a altura do botafogo. Faltou contratações de jogadores que realmente ocupassem a vaga de titulares, principalmente no meio campo e como sempre para dar satisfação a todos procura-se um culpado, neste caso o tecnico. Era preciso, mesmo após a goleada vergonhosa e a apresentação de um time totalmente dominado e sem reação, ter calma e serenidade para prosseguir o trabalho, pois é apenas o segundo jogo do campeonato e apesar de um time fraco, o botafogo poderia almejar algo no campeonato e reforçar durante o ano. Agradeço a dedicação e carinho ao fogão, desde o momento que largou o barueri ano passado. Com certeza seu trabalho será valorizado em outro clube. Boa Sorte Estevam Soares. Obrigado.

    Esperando dias melhores para FOGÃO, um torcedor que não nunca vai deixar de acreditar !!!! força a todos os jogadores para que continuem trabalhando com seriedade para ainda conquistar o título do carioca e copa do Brasil.

    ResponderExcluir
  45. Sr. Estevam Soares, venho aqui para demonstrar meu apoio a você e minha indignação com esta diretoria que está "dirigindo" o Glorioso. Ano passado quando o Sr. assumiu o time, tive a certeza que não iríamos cair, pois estávamos nas mãos de um líder. Esse ano, começamos engatinhando e tropeçamos na terceira rodada, o que não justifica tamanha falta de gratidão da "diretoria vendida" do glorioso. Tenho certeza que o Sr. encontrará outro clube grande que saiba dar-lhe o prestígio que infelizmente estas BESTAS não souberam dar. Contudo muito obrigado pelo belo trabalho exercido até então e que DEUS o acompanhe.
    Saudações Alvinegras!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  46. Como os outros colegas botafoguenses, não concordo com a sua demissão. O grande problema do jogo de ontem foi uma defesa falha de jogadores desatentos, além do desespero que bateu sabe-se lá por que quando o time ainda perdia por 3x0. Quantos times já não conseguiram reagir com esse placar? Sinceramente, fizeram o que era mais fácil: demitir o técnico. Difícil é reestruturar o time, planejar estratégias de marketing, conseguir dinheiro para contratação de outros profissionais e para investir na garotada. Fico triste com o rumo que meu Fogão está tomando, espero que o estrago não seja grande demais.
    Muito obrigada pelo trabalho no Botafogo e tenho certeza de que logo estará no comando de um outro time mais feliz.

    ResponderExcluir
  47. Essa diretoria do Botafogo Não tem jeito!
    quando o time tava na mão de Ney Franco e ele levou ao time no fundo da tabela do brasileirão do ano passado, ficaram 6 rodadas para demitir ele. Agora por causa de um acidente como esse, tiram um técnico de ALTA QUALIDADE , que joga com o time. É vergonhoso!!
    nunca se esqueça do Botafogo!

    Rodrigo Victor
    rodrigovictor30@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Estevam todos nós sabemos que tu podia fazer ainda muito pelo time culpa dessa diretoria de bosta que deixa esses "CONES" em campo..

    Vamos sentir sua falta excelente tecnico espero que retorne um dia ao glorioso !

    ResponderExcluir
  49. Estevam, é uma pena demitir um tecnico q, diferente dos outros, víamos uma preocupação especial pelo time e não apenas em receber no final do mês. O trabalho estava sendo feito, o time é bom, só precisa de ajustes que acontece com o tempo mesmo. A derrota pro Vasco foi um acidente, tenho certeza que o time voltaria com outra postura diante do Tigres e dos demais clássicos. Ficamos triste com a sua demissão, mas tenho certeza que o próximo clube que o contratar dará títulos a torcida e calará a boca dessa gerência incompetente do botafogo. Boa sorte em seu novo rumo.

    ResponderExcluir
  50. Estevam, é uma pena demitir um tecnico q, diferente dos outros, víamos uma preocupação especial pelo time e não apenas em receber no final do mês. O trabalho estava sendo feito, o time é bom, só precisa de ajustes que acontece com o tempo mesmo. A derrota pro Vasco foi um acidente, tenho certeza que o time voltaria com outra postura diante do Tigres e dos demais clássicos. Ficamos triste com a sua demissão, mas tenho certeza que o próximo clube que o contratar dará títulos a torcida e calará a boca dessa gerência incompetente do botafogo. Boa sorte em seu novo rumo.

    ResponderExcluir
  51. Grande Estevam Soares!!!!!!!!
    Desejo o melhor para ti e sua comissão técnica, pois tenho certeza que o Botafogo estava em boas mãos para levar nosso time a grandes conquistas, mas infelizmente sempre a corda quebra para o lado mas "fraco".
    E uma pena pois quem perde mais uma vez é o Botafogo.
    Felicidades e muito sucesso na sua carreira de treinador.
    Deus te abençoe.
    Kacio - Brasília

    ResponderExcluir
  52. Estevam, fiquei nmuito triste por saber o que aconteceu e como as coisas aconteceram. Acho que foi uma decisão errada. Mas infelizmente a torcida não manda no comando do Botafogo. Gostei do seu trabalho e só tenho agradecer por ter livrado o botafogo da segunda divisão. Saiba que apesar dos protestos, foram coisas do jogo, mas os verdadeiros botafoguenses admiraram o seu trabalho. Não gostei de como te demitiram, isso não é coisa que se faça. Porém saia do botafogom sabendo que o BOTAFOGO não é quem te demitiu, o BOTAFOGO são os seus torcedores. Logo isso passa e tenho certeza que as portas estarão abertas para um breve retorno. Não sinta raiva do botafogo, sei que deve estar triste, mas isso passará e quero ver novamente você no comando do Botafogo.

    Bastante força e um forte abraço
    Henrique

    ResponderExcluir
  53. E eu quero lebrar a todos tbm que foi graças a você que não fomos rebaixados ! É muito facil demitir uma so pessoa que conseguirá emprego facilmente; agora, se demitir meia duzia de jogadores do botafogo, ficarão sem emprego ou no banco por um bom tempo . Boa sorte Estevam.

    ResponderExcluir
  54. Obrigado por tudo Estevam!
    Boa sorte pra onde quer que voce vá!

    ResponderExcluir
  55. A grandeza de um homem esta na sua humildade, você nos deu essa impressão desde o começo. Lamento muito por você nos deixar, mais como o Cuca e outros que tambem fora injustiçados, tenho certeza da sua vitoria. Grande não é o que nao cai, mas o que se levanta com dignidade. um grande abraço e muito sucesso pra você. De Renato Fernandes, botafoguense ontem, hoje e sempre

    ResponderExcluir
  56. Aguardamos seu retorno em um breve futuro. É um erro o que a diretoria fez, mas o tempo dirá o que é certo. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  57. Estevam,

    Boa sorte no seu futuro trabalho.

    Quero ver você ganhando títulos e retornando mais tarde ao meu Fogão! =)

    Grande abraço,
    Henrique

    ResponderExcluir
  58. Fico muito triste e completamente surpreso com o ocorrido!
    como botafoguense lhe peço desculpas, pois não concordo com o que foi feito!

    Muito sucesso para você nessa sua caminhada!

    acredito no seu trabalho e torcerei por ti, mesmo não estando mais no botafogo!

    grande abraço

    ResponderExcluir
  59. Estevam, sou Jean Maragno - Blumenau-SC sou torcedor do Botafogo a vida inteira, desde que me conheço por gente, nunca gostei de um treinador do Botafogo, exceto voce um cara dedicado, inteligente, e assima de tudo HUMANO, Ná glória chamam de Heróis, na tristeza nos chamam até de burro ... coisas da vida que se devem ser esquecida, não esquece que mesmo voce nao conhecendo cada torcedor, voce fez muita amizades ... (ao menos a minha) Força amigo, concerteza indepedentemente para qual time vc for, vou apoiar... (mais vou continuar a ser botafoguense) Abraços e Boa Sorte

    ResponderExcluir
  60. Estevam, obrigado por tirar meu time da série B.
    Você fez um ótimo trabalho tirando o Barueri da série C e colocando na série A.
    Essa demissão é o começo de uma carreira gloriosa que vai ter esses anos, mesmo longe do meu Glorioso.

    ResponderExcluir
  61. Valeu pelo trabalho Estevam! As consequências de uma derrota como essa deveriam recair sobre todo o grupo, inclusive sobre a direção, mas é sempre mais fácil tirar o técnico. Queria ver mesmo é alguém que arrancasse o fahel de lá, trouxesse um lateral direito pra botar o Alessandro no banco, trouxesse um meia que desse velocidade ao time...mas não. O que se tem é uma diretoria que simplesmente demite o técnico. Devem estar esperando algum milagre acontecer.
    Enfim...boa sorte em sua carreira. Trabalhando com seriedade vc certamente vai vencer. Felicidades.

    ResponderExcluir
  62. Olá Estevam!
    Como botafoguense sinto-me envergonhado não pelos 6X0, mas pelo ato covarde que foi a forma como aconteceu sua demissão.A falta de senso do dirigente brasileiro é notória mas desta vez beirou ao ridiculo.Não há o que comentar só lamentar. Parabéns por sua postura como profissional,te desejo sorte na sua jornada pois competência já demonstrou.Abraço.

    ResponderExcluir
  63. Estevam,
    Gostaria de agradecer pessoalmente pelo esforço em levar o Botafogo adiante nesta temporada 2010. Infelizmente o trabalho não pode ser concluído, mas esperamos que o Alvinegro possa render bons frutos neste ano. À você, desejo continuidade na profissão e que esta venha recheada de sucesso. Obrigada pelos momentos e por ter feito parte, por pouco mas precioso tempo, da história do Botafogo.

    Abraços,

    Maria Clara Cardona
    Diretora de Redação
    Redação Alvinegra
    www.redacaoalvinegra.com.br

    ResponderExcluir
  64. Estevam, desde que você chegou ao Botafogo e vi seu perfil como técnico que gostei da sua forma como se portar aos jogos, gritando, gesticulando, incentivando o jogador, se esforçando também, tentando passar sua empolgação para dentro de campo, de cara já gostei da sua posição e passei a torcer bastante por você, depois que você nos salvou do rebaixamento que passei a ter certeza que você é um técnico campeão!
    Com a derrota para o Vasco, que com toda certeza não foi sua culpa, temi pela sua saída, e infelizmente ela aconteceu, deu um aperto no peito saber da sua saída pois criei laços afetivos, gostava de como você os treinava e se portava, fiquei bastante triste, mas espero que se firme em um clube grande e possa ser vitorioso e um dia voltar ao Botafogo.
    Muito obrigado por tudo, tenho um grande carinho por você e seu trabalho, abraços Estevam!
    Sucesso

    ResponderExcluir
  65. Estevam eu gostava de vc como tecnico do BOT, diretoria de merda botou a culpa toda em vc, quem era pra ser demitido era Fahel e alessandro esses sim

    abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  66. Fiquei comovido ! VC é um ótimo profissional, livrou o fraco elenco de 2009, que nao foi montado por vc, de um rebaixamento. Demitir só por causa de um jogo é a pior besteira que fizeram. Você ajudou a montar esse Bom elenco, porém acho que agora desanda, porque qdo um castelo é bem constuido e simetricamente, nenhum tijolo pode ser tirado! Parabéns e que Deus te abençoe Sempre!
    Sou humorista e radialista meu twitter é @rudylanducci

    ResponderExcluir
  67. quero ver é demitir lucio flavio, alessandro, eduardo......quem realmente atrapalha o botafogo.
    .
    é muito facil colocar a culpa no tecnico quando jogadores desse tipo em campo.

    ResponderExcluir
  68. Estevam,
    Fico triste, pela atitude dessa diretoria, foi um modo covarde. Mas esquecendo o que passou, eu torço muito pelo seu sucesso. Você é um cara guerreiro que não se esconde em desculpas, mas que sempre enfrenta suas adversidades.

    PARABÉNS por vc ser o homem que é.
    Obrigado por tudo ESTEVAM GUERREIRO!

    ResponderExcluir
  69. Outra questão Estevam, com o discurso da atual diretoria de pouco gasto ou de time modesto, observamos uma diretoria amadora, e esta sei que pode não ser sua palavra, mas é a da maioria dos botafoguenses. Acredito que do jeito que o Botafogo anda com aquele "povo", esse ano acaba de cair, infelizmente.

    ResponderExcluir
  70. Estevam, sou um torcedor apaixonado pelo Botafogo, e acredito que você desenvolveu até agora um ótimo trabalho no meu time. Não existe um grande treinador sem que haja também uma grande equipe. Para se obter resultados positivos, conquistar títulos é preciso tenhamos a soma destes dois fatores. Se os resultados no Campeonato Brasileiro não foram melhores, é devido a limitação técnica da própria equipe. Para este ano o time fez contratações, que no papel são boas, porém, precisamos ver no dia a dia se estas peças irão se encaixar. Resumindo, você é um ótimo treinador, de uma competência indiscutível e que não merecia ser demitido, até porque repito, a culpa pela goleada diante do Vasco, foi da própria equipe, que a partir a expulsão do Eduardo se desestabilizou técnica e emocionalmente, principalmente por já estar perdendo o jogo naquele momento por 1 X 0. Desejo a você felicidades e um futuro brilhante. Ia me esquecendo, a frase colocada por você em destaque, desmonstra que é um homem de fé. O temor de Deus é o princípio da sabedoria, e você o tem. Mais uma vez, um grande abraço e meu sincero e respeitoso reconhecimento pelo seu trabalho frente ao meu querido Botafogo.

    ResponderExcluir
  71. Faço valer as palavras dos meus amigos botafoguenses, demitir voce é fácil, no proximo jogo voce iria barrar os medalhões e dar chance aos garotos do time, parece que a diretoria não quer isso, e mudou de idéia instantaneamente do dia pra noite, lamento muito sua demissão, acho que montaram um time horroroso pra você e os únicos que salvam, foras suas próprias indicações, a diretoria não sabe valorizar um técnico que indica bons jogadores. Enfim, deveria tem saído Alessandro, Fahel, Lucio Flavio e Eduardo, e não você, boa sorte no próximo trabalho, e obrigado por nos livrar do rebaixamento

    ResponderExcluir
  72. estevam cheguei do trabalho ontem e fiquei sabendo a noticia. fiquei mto triste. acho que a sua demissão foi uma ideia errada da diretoria, ate pq aos poucos vc estava colocando o time no lugar . ja estavamos com 2 vitorias e tenho certeza que vc ia mudar isso . não fomos pra 2 divisão graças a vc e campeonato brasileiro ganhamos partidas de são paulo e internacional graças ao seu trabalho . olha tenho certeza que pro outro time que vc for vai ser mto feliz e vai fazer a torcida desse time feliz tb. Deus te ilumine e abençõe sempre. e msmo vc não sendo mais tecnico do botafogo não vou deixar de te seguir e admirar . abraços estevam e mto obrigada por tudo que ja fez ao botafogo.
    fabiana almico

    ResponderExcluir
  73. Sou botafoguense fanático e sinto com tua demissão. Acho que foi parcial e apenas para encontrar um culpado para o vexame dado diante do Vasco. Desde o começo você alertou a todos sobre a necessidade de reforços, o mídia divulgou que as decisões de contratações foram feitas a partir de um grupo formado pela comissão técnica e pela cúpula do clube. Em 2010 foram 3 jogos apenas e um trabalho todo de pré temporada que será jogado fora. Você comandou nosso amado time à fuga do rebaixamento de maneira sempre positiva, a qual acredito que sem tua direção iriamos falhar e amargurar como o antigo técnico Ney Franco fez.

    Obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  74. Sou botafoguense e lamento a forma pela qual se deu tal demissão, tendo em vista sua permanência garantida pelo André Silva. Tal fato demonstra claramente a falta de caráter de uma diretoria que está afundando o B.F.R.
    Sabemos da sua responsabilidade, porém, a culpa é desse presidente medíodre que temos. Cadê as contratações por você pedidas? Sabemos que é impossível fazer milagre com um time formado por jogadores de segunda categora, excetuando-se, Jefferson, Leandro Guerreiro, Herrera e, talvez, o Loco Abreu.
    No mais, desejo muita sorte na sua nova caminhada e espero que, um dia, você volte ao Botafogo quando esses que hoje estão, façam parte de uma passado esquecido.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  75. Estevam, é realmente muito triste constatar a que ponto chegou o futebol, em que somente o tecnico é culpado pela derrota. Fico muito triste com a noticia de sua demissao, eu realmente acreditava que o Botafogo brigaria por titulos esse ano, com a continuidade do seu trabalho.
    Agradeço por tudo o que vc fez no Botafogo, e te desejo o maior sucesso possivel na sua carreira.
    Jamais esqueça a torcida alvinegra, jamais esqueça o Botafogo.

    Um grande abraço e obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  76. Estevam, boa tarde. Gostaria de deixar minha tristeza com sua saída. Além disso, por favor, me tira uma dúvida. Por que continuar com jogadores que não dão certo há mais de 3 anos? Como Alessandro? Todos reclamam muito do Eduardo, Fahel e cia. Também reclamo. Ir ao Engenhão e ver esses caras jogando, dá uma agonia horrível, pois não conseguimos ver o mínimo de vontade em mudar uma situação adversa. O que o Botafogo precisa, é de um elenco melhor e não de um técnico novo. Com certeza você acharia uma formação para esse novo time, mas, vamos ser sinceros, com o histórico (11V 8E 11D) e com a escalação de Domingo passado, finalizando numa goleada que nós nunca esqueceremos, não tinha muito o que fazer. Te desejo toda a sorte do mundo e que Deus te guie até um clube que te colocará mais ainda no cenário do futebol nacional e, espero, que com o Botafogo com um elenco melhor, você volte e faça sucesso e a nossa alegria.

    Abçs e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  77. Estevam, desejo tudo de bom, e saiba que nos botafoguense somos gratos pelo seu empenho pelo clube. verdade seja dita um bom treinador com um pessimo elenco nem Jesus.

    abração

    ResponderExcluir
  78. Nós também não temos duvidas da sua competência!
    É uma pena, o Botafogo também´perde muito!
    Você também estará no coração dos botafoguenses!
    Boa sortee! Deus te abençoe!
    Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  79. Estevam , fiquei profundamente chateado com a derrota, que foi uma vergonha para todo botafoguense. Mas apesar de tudo fiquei indignado com a sua saída do clube. Sempre o achei um treinador muito sério, e gostei muito da sua contratação (e renovação) por vc ter sempre uma atitude enérgica e firme. Achei uma sacanagem o q diretoria fez, pois vi a sua entrevista após a partida e realmente, tb acreditava q vc ia conseguir dar um jeito no time. Lhe desejo sucesso na sua carreira, e como já foi dito nos outros comentários, q um dia vc possa voltar e realizar um trabalho melhor ainda, conquistando títulos pra essa torcida maravilhosa e apaixonada. Espero q vc tenho se tornado um pouco botafoguense e levado boas recordações do clube e da torcida, e q volte um dia, pois acredito eu, é difícil alguém acompanhar de perto esse clube e não sentir nem um pouco dessa paixão.

    Um abraço, sucesso. Esperamos sua volta.

    ResponderExcluir
  80. Estevam, eu fiquei super triste quando soube que vc tinha sido demetido do Botafogo. E eu tenho certeza que vc iá fazer um otimo trabalho aqui no Botafogo no resto da temporada, mais infelismente chegou ao fim! eu torço muito por vc e espero que um clube grande te contrate e vc seja muito feliz por lá! e espero de todo o meu coração que vc volte um dia e ganhe varios titulos pelo fogão! não fique chateado por ter sido demetido e leve o Botafogo no coração.


    um abraço e obrigado por tudo!

    ass: lala_nemcb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  81. Essa diretoria do botafogo é uma vergonha, sempre arrumam alguem e apontam como culpado, seja com multas ou demissão, sou vascaíno e graças a deus vivo um momento em q a diretoria tem ética e isso se reflete no campo! O vasco está muito bem organizado e o botafogo esta atras nesse aspecto, mas dessa forma continuará!
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  82. Professor!

    Toda culpa sempre acaba em cima do Técnico né? Infelizmente ¬
    Enfim, boa sorte em sua jornada. Seja em qual time for...
    Obrigada por ter vestido nossa Camisa enquanto esteve no comando do time!

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde Estevam!
    Nestes ultimos 10 anos só gostei do Cuca e vc como técnico do Botafogo, e uma pena a diretória demiti-lo. Não sei se vc podia mandar jogador embora, mas Eduardo, Fahel e Alessandro não tem vaga em time grande! A zaga também piorou muito! E naturalmente jogam a culpa no técnico depois de um resultado assim... eu da minha parte agredeço a vc por tirar a gente do rebaixamento! Espero que um dia volte ao BOTAFOGO.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  84. Oi Estevam, meu nome é Ricardo e gostaria de agradecer todo o seu empenho, dedicação e carinho ao meu Botafogo, eu gostava e acreditava em seu trabalho, seu estilo de técnico de pessoa batalhadora e de caráter. Este elenco é horrível, qualquer técnico teria dificuldade em fazer deste time um time vitorioso, a culpa é da diretoria que não tem capacidade de gerenciar um time como o Botafogo. Lamento muito sua saída, muito mesmo. Te desejo muita boa sorte, muitas vitórias em sua vida! Espero que um dia você volte a comandar meu time do coração! abraço!

    ResponderExcluir
  85. Fala estevam queria agradecer vc por livrar o botafogo do rebaixamento e dizer n vejo voce como culpado pelo 6 x 0 mas a diretoria do rio eh assim msmo burra e INGRATA!
    Abraço e bom sorte espero q volte um dia por fogão!

    ResponderExcluir
  86. Estevam, a sua demissão é uma pena. Ficou evidente o descaso da equipe. Os jogadores te derrubaram. E eu, que sofro com esse time, temo por dias piores.

    Uma grande oportunidade está guardada pra vc. Torço para que seu trabalho seja melhor aproveitado em outro clube, e gere bons frutos.

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  87. Caro Estevam,
    Estou muito decepicionado com a diretoria do Botafogo, e saiba que os torcedores não aprovoraram essa mudança.
    Desejo-lhe sorte!

    ResponderExcluir
  88. Espero que você não guarde mágoa pelo Botafogo. O Botafogo é maior que essa diretoria e jogadores. O Botafogo é eterno. Apesar das ofensas a você por parte da torcida, no fundo sabemos que tem mão de dirigente e empresário na escalação. A MFD banca o Eduardo, o contrato e o Renha o Lucio Flavio... E a maioria sabe que você foi mandado embora porque ia mudar o time. Os jogadores entregam o jogo, foi nitido, e não se importaram com a vergonha e com o dinheiro suado que trabalhadores gastaram com o ingresso pra ir ao jogo e presenciar aquilo. Mas tudo bem. Obrigado pelos serviços prestados e boa sorte.

    Abraços e Saudações Alvinegras.

    João Carlos dos S. Pinna Jr.

    ResponderExcluir
  89. Oi Estevam,
    Gosto muito do seu trabalho, te agradeço por ter aceitado ir para o Fogão no ano passado ,quando o time estava a beira do abismo, sei que foi uma decisão corajosa. Achei sua demissão, apesar do desastre do último jogo, injusta, a considerar que o atual time não é um dos melhores. Torço muito pelo seu sucesso, tenho certeza que vc continuará a digirir grandes times.
    Que Deus te abençoe!!!
    Diego Inácio
    gyndiego7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. De todo o seu trabalho feito só uma coisa que de vez em quando me irritava: a falta de ofensividade.

    No restante, como ver um time com mais raça, a crença na capacidade dos jogadores, os próprios falando mais em campo, a escolha dos jogadores, acreditar no Jobson, acreditar no Eduardo, falar de coração sobre o Botafogo e etc., sempre me deixou satisfeito.

    Não há com o que se preocupar, emprego para ótimos técnicos sempre existem.

    De qualquer forma, parabéns pela campanha, apesar das pedras no caminho.

    ResponderExcluir
  91. Obrigado pelo seu empenho em buscar sempre o melhor para o Botafogo. A torcida reconhece isso e deseja boa sorte em sua nova empreitada. A diretoria mostrou um completo amadorismo ao interromper um trabalho em plena evolução. O mundo dá voltas e, certamente, esperamos contar contigo novamente no futuro. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  92. fico puto , pois eles te mandaram embora pois tentou disciplinar o time (o q esta certo) . Você era um bom tecnico... pena que a diretoria nao vale nada!
    Boa sorte !

    ResponderExcluir
  93. Continuar é preciso...
    É isso aí Estevam, não dá para negar que sendo um botafoguense apaixonado fiquei muito triste e revoltado com a derrota para o Vasco, mas a verdade seja dita, é impossível montar um time vencedor tendo como meia armador um homem como Lúcio Flávio, que já não se dedica mais ao futebol como vimos em outros tempos. Jogadores como Eduardo, Fhael Alessandro, que ficam ganhando seus salários sem fazerem nada. Desde que você chegou ao clube acreditei muito no seu trabalho, pois percebi que era um trabalho sério, mas por que ficava mantendo Eduardo no time sendo que tinha opções bem melhores? No mais quero te desejar boa sorte na sua carreira como técnico, pois tenho certeza que passará por cima de tudo isso, pois tú és muito competente. Agradeço por ter colaborado com este time que amo tanto chamado de Botafogo!

    ResponderExcluir
  94. Estevam, sou torcedor do Internacional-RS mas achei uma baita sacanagem e covardia a sua demissão no Botafogo, então não pude deixar de expressar meu apoio ao seu trabalho. De fato, vc foi responsável direto pela permanência do time na Série A e agora é demitido justamente quando merecia um voto de confiança... palhaçada. Parabéns pelos últimos trabalhos e boa sorte na próxima!

    ResponderExcluir
  95. FORÇA ESTEVAM!

    A torcida botafoguense lhe agradece por tudo!

    ResponderExcluir
  96. É,a diretoria vacilou com você. Parabéns pelo trabalho competente que você fez no botafogo, e pela sua humildade que falta em tantos hoje em dia. Espero que não guarde rancor do clube, pois a torcida tem um grande carinho e reconhecimento por você. Boa sorte Estevam! Saia do botafogo com a sensação do dever cumprido!

    ResponderExcluir
  97. Estevam... Sei que já faz algum tempo, mas acho que nunca é tarde... Já o fiz pelo twitter, mas não não tenho certeza se foi lido... Acredito que aqui será lido! Sou Botafoguense e fiquei feliz com o seu trabalho... O time não estava bem, mas sabemos que a culpa não é sua... Não tinha como trocar quase todos os jogadores... O elenco é limitado... Espero, como torcedor, que o Botafogo melhore... Te desejo as melhores oportunidades de trabalho possíveis, pois competência sei que vc tem! Saudações ALVINEGRAS! Até logo, Estevam... Quem sabe um dia vc volta pra levantar taças...

    André Roza.

    ResponderExcluir
  98. Obrigado por tudo Estevam, sei que vc fez o seu melhor! e tenho certeza que vc iria fazer um otima temporada pelo resto do ano! Te desejo toda a sorte do mundo para vc! Espero que um dia vc volte para o Botafogo :D

    Saudaçoes ALVINEGRAS!

    Larissa Caetano

    ResponderExcluir